No dia 1 de julho foi apresentada, na UNICEF, a “Aliança para a Prevenção”. A APAV associou-se a esta iniciativa, a que se juntaram também a Aldeia de Crianças SOS, o Instituto de Apoio à Criança e o ProChild – laboratório colaborativo.
Este documento pretende alertar os decisores políticos para o impacto de diferentes formas de violência nas crianças e apelar à ação preventiva, integrada e reparadora. O “novo paradigma para a prevenção da violência na infância” apresentado neste documento assenta em sete pilares: 1) Coordenação intersetorial efetiva; 2) Reforço e harmonização do enquadramento legal; 3) Recolha e monitorização de dados de qualidade; 4) Intervenção de saúde pública; 5) Promoção de ambientes escolares e socioeducativos seguros, inclusivos e livres de violência; 6) Implementação de programas de apoio a pais e cuidadores; 7) Garantia de condições de vida dignas e acesso a políticas e apoios sociais adequados.
Em 2024, foram apoiadas 3.424 crianças e jovens vítimas de crime, o que significa 9 crianças e jovens, por dia, apoiadas pelos Serviços de Proximidade da APAV.
A APAV reforça o seu firme compromisso com o apoio às crianças vítimas de crime, suas famílias e amigos, mas também relativamente à prevenção, que considera essencial para se criar uma sociedade mais justa e intolerante a todas as formas de violência. Neste evento a APAV esteve representada pela sua Diretora Executiva, Carmen Rasquete.
O conteúdo da “Aliança para a Prevenção” pode ser lido aqui.
Powered By EmbedPress