Skip to content

Estatísticas APAV | Vítimas de homicídio 2024

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima divulga as Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio 2024 referentes ao apoio a vítimas, familiares e amigos/as decorrentes de situação de homicídio tentado, homicídio consumado e ataques terroristas, com os dados que se referem aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone, e-mail e online, no ano de 2024.

O apoio especializado a este tipo de vítimas surgiu em 2013, através da criação da Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo (RAFAVHT). Em 2024, a rede alterou a sua designação para APAV HOPE — apoio a vítimas de homicídio, de terrorismo e de vitimação em massa. A APAV HOPE combina o apoio prático, social, psicológico e jurídico, às necessidades reais das vítimas, familiares e amigos/as que emergem de situações de homicídio (tentado ou consumado), terrorismo e vitimação em massa.

Em 2024 a APAV HOPE registou 72 pedidos de apoio por homicídios consumados e 38 por homicídios tentados, num total de 110 novas pessoas apoiadas; neste ano foi registado um total de 1.971 atendimentos. Desde 2013, foram apoiadas pela APAV HOPE 1.103 pessoas.

Consulte aqui o documento.