Skip to content

In Memoriam: Catarina de Albuquerque (1970–2025) 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Catarina de Albuquerque, associada da APAV e vice-presidente da direção (2013–2019). 

Depois de concluir a licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fez mestrado em Direito Internacional, pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales, e foi consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado, um órgão independente sob tutela do Gabinete do Procurador Geral da República Portuguesa. Depois foi membro de várias delegações portuguesas junto das Nações Unidas e consultora do Comité Português para a UNICEF. Assumiu no ano de 2008, até 2014, a função de primeira Relatora Especial das Nações Unidas para a defesa do direito à água potável e ao saneamento enquanto direitos humanos.

O seu trabalho foi distinguido em 2009 com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos, atribuída pela Assembleia da República, e com a Ordem de Mérito, conferida pelo Presidente da República. Foi também Associada Honorária da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Desde dezembro de 2014, assumiu a presidência executiva da parceria global Sanitation and Water for All (Saneamento e Água para Todos). Lecionou como Professora Convidada nas Faculdades de Direito das Universidade do Minho e na Universidade de Coimbra. A universidade da Carolina do Norte (EUA) concedeu-lhe um Doutoramento Honoris Causa. Em 2016 foi distinguida com o Prémio IWA Global Water 2016, atribuído pela pela Associação Internacional de Água, que reconheceu o seu trabalho para que a água e o saneamento fossem declarados direitos universais. 

Apresentamos as nossas mais respeitosas condolências à família e amigos.

Catarina de Albuquerque 2