Skip to content

APAV participa no lançamento da Rede ACP Conecta para combater a solidão e promover a coesão social

No dia 14 de outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima marcou presença no lançamento oficial da Rede ACP Conecta, uma iniciativa do Automóvel Club de Portugal (ACP), que visa combater a solidão e promover a conexão social entre pessoas de todas as idades.

O evento reuniu diversas organizações que partilham o objetivo comum de criar uma comunidade mais próxima, solidária e inclusiva. A nova rede nasce com o propósito de funcionar como uma plataforma colaborativa, onde entidades parceiras poderão partilhar boas práticas, aprender em conjunto e desenvolver respostas eficazes em rede para enfrentar um dos maiores desafios sociais da atualidade: o isolamento social, como sendo uma verdadeira “pandemia silenciosa do século XXI”, afetando milhões de pessoas e tendo impactos profundos na saúde mental e bem-estar geral.

A APAV, cuja missão é apoiar vítimas de crime e promover uma sociedade mais justa, junta-se à Rede ACP Conecta reforçando a importância de uma responsabilização coletiva na promoção da segurança, saúde, bem-estar e coesão social. A APAV destaca ainda o papel crucial da prevenção da criminalidade e da vitimação em contextos de isolamento, frequentemente associados a maior vulnerabilidade.

Com esta participação, a APAV reafirma o seu compromisso em trabalhar em rede com outras organizações e em contribuir para uma sociedade mais segura, coesa e humana.