Skip to content

Casa Abrigo: a série que dá voz às vítimas de violência doméstica estreia na RTP

Casa Abrigo, realizada por Márcio Laranjeira, é uma série de ficção composta por seis episódios de aproximadamente 50 minutos cada, inspirada em histórias verídicas de violência doméstica. A série estreia na RTP1 no dia 27 de outubro e estará disponível na RTP Play.

No desenvolvimento do projeto, o realizador visitou diversas Casas de Abrigo através da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, recolhendo testemunhos impactantes de vítimas que revelam experiências de amizade, perda, coragem e reconstrução, bem como a importância de serem ouvidas.

A narrativa da série acompanha o percurso das pessoas acolhidas, desde o sentimento de segurança inicial, passando pela aceitação da condição de vítima, até à reconstrução de si próprias fora do espaço da casa abrigo, com força, segurança, coragem e autoestima.

A série destaca a importância do acolhimento, do acompanhamento especializado e da proteção, contribuindo para uma maior sensibilização sobre a violência doméstica.

A produção foi realizada pela Fado Filmes, em parceria com a RTP, e contou com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

A APAV reforça a importância de continuar a sensibilizar para esta forma de violência doméstica, muitas vezes invisibilizada, e recorda que presta apoio jurídico, psicológico e social gratuito e confidencial a todas as vítimas de crime através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (gratuita e disponível nos dias úteis, das 8h às 23h), bem como pela sua rede nacional de gabinetes e estruturas de proximidade.

Casa abrigo banner