O 40.º aniversário da Declaração das Nações Unidas sobre Princípios Básicos de Justiça Relativos às Vítimas de Crime e de Abuso de Poder foi celebrado em 28 de novembro de 2025, em Bruxelas, no evento “More Than Words: turning commitment into real change for victims”, promovido pelo Victim Support Europe (VSE). A iniciativa assinalou quatro décadas desde a sua adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1985, através da Resolução 40/34.
O evento, coorganizado pelo VSE, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pela Presidência Dinamarquesa do Conselho da União Europeia, constituiu um momento de unidade que reuniu comunidades nacionais, europeias e internacionais para celebrar este importante marco.
A celebração assinalou igualmente o culminar da campanha “Ano dos Direitos das Vítimas”, promovida pelo VSE ao longo de 2025. O encontro reuniu decisores políticos europeus e internacionais, líderes da sociedade civil, defensores dos direitos das vítimas, autoridades responsáveis pela aplicação da lei, académicos e outros especialistas, num espaço de celebração, reflexão sobre as conquistas alcançadas e debate sobre os desafios que persistem na concretização de uma justiça efetiva para as vítimas.
A Declaração das Nações Unidas inspirou a criação da APAV, que desde a sua fundação tem centrado a sua Visão e Missão nos princípios nela consagrados. A APAV participou no evento, associando-se à celebração deste marco significativo na história do movimento de Apoio à Vítima.








