Projeto digi.well publica relatório sobre bem-estar digital de crianças e jovens

Durante a semana do Dia Internacional da Educação, é publicado o Relatório de Enquadramento digi.well, um marco fundamental do projeto digi.well: Uma abordagem escolar integral ao bem-estar no mundo digital.

Num contexto em que as tecnologias digitais assumem um papel cada vez mais relevante na vida de crianças e jovens, influenciando os seus processos de aprendizagem, socialização e desenvolvimento, o bem-estar digital afirma-se como uma responsabilidade partilhada. Não apenas das escolas, mas também de educadores e decisores políticos.

O Relatório de Enquadramento digi.well reúne investigação académica e contributos resultantes de consultas realizadas com alunos, professores, profissionais da educação e outras partes interessadas de vários países europeus. Ao articular conhecimento científico com experiências vividas, o relatório propõe uma compreensão fundamentada do bem-estar digital enquanto equilíbrio entre oportunidades e riscos associados ao uso das tecnologias digitais.

Este documento estabelece as bases conceptuais e estratégicas para o desenvolvimento das próximas atividades educativas e de sensibilização no âmbito do projeto digi.well, apoiando as escolas na promoção de experiências digitais mais saudáveis, conscientes e significativas.

O relatório encontra-se disponível para consulta em https://digiwell.eun.org/report.