A Conferência de Abertura do Projeto COOPERHATE marcou o início de uma iniciativa que pretende reforçar a prevenção, deteção, denúncia, investigação e resposta a crimes e discursos de ódio em Portugal.
Coordenado pela APAV, o projeto reúne diversas entidades nacionais com o propósito comum de combater o ódio e promover uma sociedade mais segura, justa e inclusiva. O consórcio integra a Universidade da Beira Interior (UBI), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Innovation Prison System (IPS), o Movimento SOS Racismo, a Associação ILGA Portugal, a União de Refugiados em Portugal (UREP), a Polícia Municipal de Lisboa, a BlueLine e o Pólo TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.
A reunião de arranque decorreu nas instalações da Polícia Municipal de Lisboa, seguida da Conferência de Abertura, realizada no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), nos dias 23 e 24 de outubro. Durante o evento, foram apresentados os objetivos e as principais ações previstas, e promovida a partilha de ideias e contributos de diferentes stakeholders convidados.
O Projeto COOPERHATE acredita numa abordagem mais prática e colaborativa de forma a compreender melhor as dinâmicas do ódio em Portugal, melhorar a forma como estes casos são identificados e acompanhados, e também promover uma maior sensibilização e apoio às vítimas.






