
Assinalando o Dia da Internet Mais Segura, que este ano se celebra a 11 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta as Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2024.
A Linha Internet Segura (LIS) é um serviço do Centro Internet Segura, financiado pela União Europeia, divide-se em duas dimensões:
- a primeira tem como objetivo prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, a vítimas de cibercrime e aconselhar os utentes na adoção de comportamentos seguros na utilização da Internet (Helpline);
- a segunda funciona como uma plataforma de denúncia de conteúdos ilegais online, como conteúdos de abusos sexuais de menores, incitamento à violência, ao racismo e/ou xenofobia e terrorismo online (Hotline).
Em 2024, a Linha Internet Segura registou 681 processos de atendimento e apoio, relativos a situações de cibercrime e outros tipos de violência online. Destas 681 vítimas, a APAV realça o aumento do número de vítimas relativamente a situações de violência sexual baseada em imagens.
No topo dos crimes mais reportados continua o crime de burla, com 247 denúncias, em que o método mais utilizado foi o de burla romântica. Segue-se o crime de extorsão (88), acesso ilegítimo (61), devassa da vida privada (61) e crimes sexuais contra crianças (39).
Ainda na dimensão Helpline, a APAV registou, ao contrário dos dados de 2023, 57% de vítimas do sexo feminino (386). No que à idade das vítimas diz respeito, a maioria diz respetivo a vítimas maiores de 18 anos (604).
A dimensão Hotline, foram registadas 1029 denúncias, entre as quais 761 relativas a conteúdo de abuso sexual de menores e 268 relativas a discurso de ódio.
A Linha Internet Segura está disponível para apoiar através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 23h), do e-mail linhainternetsegura@apav.pt ou do formulário de denúncia.