O 22.º Festival Internacional de Cinema – Indielisboa promoveu uma sessão especial em parceria com a APAV, associando-se à celebração dos 35 anos da associação. No âmbito da parceria, foi exibido o filme “Timestamp” no dia 9 de maio no Cinema São Jorge (sala Manoel de Oliveira).
Depois da exibição do filme teve também lugar uma Talk sob o mote «Educar para Existir, e Resistir», com a participação de Ana Sofia Ribeiro (investigadora na área da educação e ciências sociais), António Mateus (jornalista, autor do livro “Zona de Impacto” sobre a guerra da Ucrânia) e Cristina Soeiro (Vice-Presidente da APAV). Após a conversa/debate, realizou-se um cocktail, que contou com o apoio dos vinhos Tapada de Coelheiros.
Integrado na secção Rizoma do festival, o filme realizado por Kateryna Gornostai oferece um olhar sem artifícios sobre a forma como a educação é um alicerce de resistência na Ucrânia em tempos de guerra: «Um filme que quer relembrar o mundo que a guerra continua na Ucrânia, e quem sofre mais com ela são os mais vulneráveis. O filme evita qualquer uso de entrevistas, ou voz off, ou outras técnicas do documentário, para apenas mostrar o impacto da guerra neste país, retratando o dia a dia das escolas na região de Kiev, com todas as dificuldades e pequenas vitórias que isso implica.»








