Skip to content

Mariana Durães vence Prémio APAV para o Jornalismo Joana Marques Vidal 2025

logo premio

A jornalista Mariana Durães foi a vencedora do Prémio APAV para o Jornalismo Joana Marques Vidal 2025. O prémio foi atribuído pela reportagem “Entrámos no grupo de Telegram português onde 70 mil pessoas devassam a intimidade de mulheres”, que foi publicada no jornal Público, com ilustração de José Alves e fotografia de Catarina Póvoa — pode ser consultada online.

O júri distinguiu ainda, com uma Menção Honrosa, a jornalista Sandra Henriques, da Antena 1 / RTP, pela reportagem “Meu filho, meu tormento – a violência filioparental” (disponível aqui).

O prémio é atribuído anualmente à melhor peça jornalística que tenha contribuído para o conhecimento dos temas ou problemas relacionados com o apoio às vítimas de crime em Portugal. A partir desta 7.ª edição, o prémio passa a ser designado Prémio APAV para o Jornalismo Joana Marques Vidal, em homenagem à antiga Procuradora-Geral da República, que foi presidente da direção da APAV entre 2007 e 2012.
 
O Prémio APAV para o Jornalismo tem um valor monetário de 2.000 €, patrocinado pelo El Corte Inglés. A cerimónia de entrega teve lugar no dia 25 de novembro, no El Corte Inglés (sala Âmbito Cultural), em Lisboa.