

Órgãos de Comunicação Social
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), enquanto organização que tem por objetivo informar, proteger e apoiar vítimas de crime e violência e que, para além do apoio direto às vítimas, trabalha também na prevenção da violência e do crime, na sensibilização e consciencialização, no desenvolvimento de políticas, na formação, na advocacia social e no networking.
Nesse sentido, a APAV valoriza uma relação próxima e colaborativa com os órgãos de comunicação social (OCS), reconhecendo o seu papel essencial na construção de uma sociedade mais informada e consciente.
Desde o início que esta relação tem sido constante, quase diária, baseada num compromisso comum: garantir que a missão da APAV é cumprida e que a informação transmitida pelos OCS sobre as vítimas de crime está alinhada com os princípios de proteção e respeito que a APAV defende.
Nesse âmbito, a APAV partilha o Guia de Boas Práticas: Órgãos de Comunicação Social e as Vítimas de Crime, um documento dirigido a jornalistas, profissionais dos OCS e colaboradores da APAV que, de alguma forma, lidam com utentes em contacto com a comunicação social na sequência de situações de vitimação.
Este Guia de Boas Práticas é um instrumento essencial para qualificar e fortalecer a relação entre a APAV e os OCS, promovendo uma comunicação mais sensível, ética e responsável. Além disso, contribui para uma melhor compreensão do papel fundamental que os media desempenham e do impacto que podem ter nas vítimas de crime e violência