Plano Estratégico
Para a realização da missão da APAV com a melhoria contínua do seu desempenho, os Planos Estratégicos continuam a privilegiar a inovação, a criatividade, a responsabilidade, a motivação dos recursos humanos, a formação, a qualidade, a permanente perspetiva multidisciplinar e as parecerias com outras instituições.
O Plano Estratégico apresenta-se como um documento essencial para o planeamento do desenvolvimento da Associação, identificando e consagrando grandes metas a atingir num horizonte temporal de quatro anos.
A sua elaboração é uma oportunidade única, para focalizar os principais objetivos da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima a médio prazo e prever a participação no processo de tomada de decisão dos/as Associados/as; das equipas técnicas dos Serviços de Sede e dos Serviços de Proximidade (dos Gabinetes de Apoio à Vítima, das Equipas Móveis de Apoio à Vítima, das Casas APAV, das respostas especializadas, dos projetos e outras Unidades a criar), dos/as Voluntários/as e dos/as Estagiários/as, dos Associados/as e de todos/as que colaboram, direta ou indiretamente, na vida da Associação.
Trata-se de promover uma perspetiva mais ampla e integrada das várias áreas de atividade e dos últimos desenvolvimentos da APAV; bem como dos contextos económico, social e político relacionados com o campo de intervenção da Associação. Importante é, ainda, desenvolver o espírito de unidade e de equipa dos/as técnicos/as e sua participação ativa nos desígnios e futuro da organização.
Este documento permite-nos focar no presente, pensando sobre as dimensões interna e externa da APAV e a sua relação com o meio, tanto a nível nacional como internacional. O seu cariz estratégico possibilita ainda o enfoque no futuro e onde desejamos que a Associação esteja daqui a 4 anos. Em última análise, o Plano Estratégico permitirá melhorar o apoio às vítimas de crime, suas famílias e amigos, na medida em que fortalece a Associação no presente, assegura a sua existência no futuro e promove uma constante melhoria e inovação durante a sua execução.