Skip to content

APAV integra a Network for the Prevention of Child Sexual Abuse da Comissão Europeia

A APAV foi selecionada, de entre várias dezenas de entidades europeias, para integrar a Network for the Prevention of Child Sexual Abuse, criada pela Comissão Europeia, conforme decisão deste órgão datada de 29 de julho de 2025.

Esta rede reúne um grupo oficial de especialistas — incluindo decisores políticos, investigadores, técnicos de apoio e outras partes interessadas que trabalham na área da prevenção do abuso e exploração sexual de crianças — com o objetivo de partilhar boas práticas, fomentar a investigação e apoiar o desenvolvimento e a implementação de medidas de prevenção eficazes e rigorosamente avaliadas. A iniciativa promove uma abordagem multidisciplinar, integrada e abrangente à proteção das crianças e jovens.

A adesão da APAV a esta rede representa um reconhecimento internacional do trabalho consistente e inovador que a Associação tem desenvolvido em Portugal na prevenção da violência sexual, na capacitação de profissionais e no apoio a vítimas — quer através do trabalho da APAV CARE, ao longo dos últimos 10 anos, quer da Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde 2019.

Ao integrar esta rede europeia, a APAV poderá partilhar a sua experiência nacional, aprender com boas práticas internacionais e reforçar a cooperação europeia no combate a todas as formas de violência sexual.

Com esta integração, a APAV consolida o seu papel como entidade de referência, não só a nível nacional, mas também europeu, na promoção de uma sociedade mais segura, informada e livre de violência.

A APAV será representada por Carla Ferreira, Assessora Técnica da Direção e Gestora Técnica da APAV CARE, e por Carolina Soares, Gestora da Linha Internet Segura.

childnetwork