Como Apoiamos

A APAV apoia pessoas vítimas de crime, seus familiares e amigos, de forma gratuita e confidencial.

Oferecemos um apoio prático, psicológico, jurídico e social. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima são especializados no apoio a pessoas que foram ou são vítimas de algum tipo de crime e estão disponíveis para o ouvir, garantindo a confidencialidade e o respeito pela sua autonomia.

Se for vítima de um crime ou conhecer alguém que o seja, poderá contactar-nos e conversar com um/a dos/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima, que irão ajuda-lo/a a lidar com o impacto que o crime deixou na sua vida ou indicar-lhe como poderá ajudar um familiar ou amigo que tenha passado por situação de cime.

Ouvimos, informamos e apoiamos cada pessoa, com base nas suas necessidades e nas características e contexto do crime de que foi alvo.

 

Linha de Apoio à Vítima (LAV)

Poderá contactar a APAV gratuitamente através da nossa Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (dias úteis, das 9h às 19h).

A Linha de Apoio à Vítima corresponde ao número europeu gratuito de apoio a vítimas de crime, detido em Portugal pela APAV.

logo num uni APAV

 

Gabinetes de Apoio à Vítima

A APAV tem uma rede nacional de 18 Gabinetes de Apoio à Vítima, representada em 25 localidades portuguesas. Os nossos GAV oferecem um apoio presencial, telefónico ou online.

 CONTACTOS

 

Messenger / Skype

Pode procurar o apoio da APAV pelo Messenger, no Facebook, ou por videochamada, através do Skype.

facebook

 

 

Casas de Abrigo

A APAV tem duas Casas de Abrigo destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos e um Centro de Acolhimento destinado a mulheres vítimas de Tráfico.

 

Sub-Redes de Apoio Especializado

RAFAVH | Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio

A Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio (RAFAVH) é um apoio especializado que a APAV oferece a vítimas de homicídio tentado, seus familiares e amigos, e a familiares e amigos de vítimas de homicídio consumado.

O homicídio pode ter consequências devastadoras na vida dos familiares e amigos da vítima mortal. Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados da RAFAVH ouvem e ajudam a superar o impacto do crime.

Os familiares e amigos de vítimas de homicídio, assim como as vítimas de homicídio tentado, poderão ser referenciadas para a APAV pelas autoridades policiais e judiciárias ou qualquer outra instituição. Poderão ainda contactar diretamente um dos nossos Gabinetes de Apoio à Vítima ou a nossa Linha de Apoio à Vítima.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

CARE | Rede de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual

A Rede CARE apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados neste tipo de apoio, procuram promover a estabilização emocional, a recolha de informação, o levantamento de necessidades, o esclarecimento sobre direitos, apoio psicológico, apoio social, acompanhamento em diligências junto do sistema judicial (ex. Declarações para Memória Futura), elaboração de relatórios de apoio à vítima, apoio no pedido de indemnizações ou apoio junto das famílias e/ou comunidade escolar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

UAVMD | Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação

A Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação é uma sub-rede especializada da APAV dedicada ao apoio a pessoas de nacionalidade não portuguesa - imigrantes, refugiados ou que se encontrem em Portugal temporariamente por outros motivos - que tenham sido vítimas de qualquer tipo de crime.

Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima da rede são especializados na intervenção em alguns tipos de crime, independentemente da nacionalidade da vítima, nomeadamente: tráfico de pessoas, mutilação genital feminina, casamento forçado, crimes de ódio e discriminação, bem como nas situações de discriminação enquanto contra-ordenação.

 

LISBOA
21 358 79 14
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

VILA FRANCA DE XIRA
263 096 657
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

AÇORES
296 285 399
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.