• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Políticas APAV

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Política para a Proteção de Crianças no Atendimento e Contacto com a APAV

 

 

30 Anos

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TIMELINE APAV

Há 30 anos, davam-se os primeiros passos para a criação daquela que é atualmente considerada uma organização nacional de referência no apoio às vítimas de crime em Portugal. Num contexto de tomada de consciência dos direitos da vítima de crime e com o objetivo de colmatar a inexistência de qualquer estrutura de apoio a esta, nascia a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Neste ano de 2020, a APAV comemora 30 anos de existência. Ao longo de três décadas, a instituição transformou desafios em oportunidades, traçou um caminho de esforço e perseverança, consolidou-se como voz ativa na sociedade contribuindo para o seu equilíbrio e pacificação e tornou-se mais ágil e responsável na construção de uma sociedade portuguesa democrática mais justa e solidária.

Desde 1990, o número de vítimas de crime apoiadas pela APAV é cada vez maior: estima-se um universo de mais de 326.000 pessoas. Se os números refletem o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de três décadas, mostram ao mesmo tempo a necessidade premente de alteração das narrativas de violência e de crime que continuam tão presentes na nossa sociedade.

Este trabalho só é possível e só faz sentido com a participação de todos e de todas. A APAV reconhece o contributo daqueles e daquelas que fazem da instituição a sua causa: dos parceiros de longa data àqueles que todos os dias se juntam à nossa missão, dos/as Colaboradores/as aos cerca de 300 Voluntári@s – a verdadeira força motriz da APAV.

Todos os tipos de apoio disponibilizados pela APAV resultam de um esforço conjunto: a Linha de Apoio à Vítima (116006), a rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, a Unidade de Apoio à Vítima Migrante (UAMVD), a rede de Casas de Abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência, as três sub-redes de apoio especializado (CARE, para crianças e jovens vítimas de violência sexual; RAFAVHVT, destinada a familiares e amigos/as de vítimas de homicídio e de terrorismo; e UAVMD, para vítimas migrantes e de discriminação) e, mais recentemente, da Linha de Internet Segura.

Hoje, tal como ontem, a inovação é elemento fundamental para a APAV na resposta aos desafios que enfrenta enquanto organização da sociedade civil e na sua missão de apoiar as pessoas vítimas de crimes. De todos os crimes.

A APAV está atenta, tem mais preocupações e estratégias de futuro definidas. São linhas orientadoras da concretização dos objetivos: A voz das vítimas e ações de defesa da promoção dos seus direitos; o desenvolvimento da legislação, regulamentação e boas práticas em prol das vítimas; a prevenção e sensibilização; o alargamento e otimização dos Serviços de Apoio à Vítima (inovação ao serviço das vítimas); a formação; a promoção da qualidade e avaliação do impacto social; atenção especial às vítimas mais vulneráveis; a capacitação do voluntariado; a incrementação e diversificação das fontes de receita; e o reconhecimento do papel da APAV e da sua atividade na sociedade.

De janeiro a dezembro de 2020, celebramos todos os objetivos que já foram alcançados preparando o futuro. Apresentamos um programa de comemorações que atravessa diversas áreas, que vão da cultura à investigação, do conhecimento ao desporto, do ambiente ao envolvimento das comunidades escolares. E porque continua a ser objetivo principal a aproximação a todas as comunidades, este será um ano em que a APAV estará presente em iniciativas de âmbito local, nacional e internacional.

Venha celebrar connosco.

APAV, 30 Anos pelos Direitos das Vítimas.

Como Apoiamos

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A APAV apoia pessoas vítimas de crime, seus familiares e amigos, de forma gratuita e confidencial.

Oferecemos um apoio prático, psicológico, jurídico e social. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima são especializados no apoio a pessoas que foram ou são vítimas de algum tipo de crime e estão disponíveis para o ouvir, garantindo a confidencialidade e o respeito pela sua autonomia.

Se for vítima de um crime ou conhecer alguém que o seja, poderá contactar-nos e conversar com um/a dos/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima, que irão ajuda-lo/a a lidar com o impacto que o crime deixou na sua vida ou indicar-lhe como poderá ajudar um familiar ou amigo que tenha passado por situação de cime.

Ouvimos, informamos e apoiamos cada pessoa, com base nas suas necessidades e nas características e contexto do crime de que foi alvo.

 

Linha de Apoio à Vítima (LAV)

Poderá contactar a APAV gratuitamente através da nossa Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (dias úteis, das 8h às 22h).

A Linha de Apoio à Vítima corresponde ao número europeu gratuito de apoio a vítimas de crime, detido em Portugal pela APAV.

logo num uni APAV
Apoios SIAD

 

Gabinetes de Apoio à Vítima

A APAV tem uma rede nacional de 18 Gabinetes de Apoio à Vítima, representada em 25 localidades portuguesas. Os nossos GAV oferecem um apoio presencial, telefónico ou online.

 CONTACTOS

 

Messenger / Skype

Pode procurar o apoio da APAV pelo Messenger, no Facebook, ou por videochamada, através do Skype.

facebook

 

Serviço de Vídeo Intérprete de Língua Gestual | SERVIIN

 

 

Casas de Abrigo

A APAV tem duas Casas de Abrigo destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos e um Centro de Acolhimento destinado a mulheres vítimas de Tráfico.

 

Sub-Redes de Apoio Especializado

RAFAVH | Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio

A Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio (RAFAVH) é um apoio especializado que a APAV oferece a vítimas de homicídio tentado, seus familiares e amigos, e a familiares e amigos de vítimas de homicídio consumado.

O homicídio pode ter consequências devastadoras na vida dos familiares e amigos da vítima mortal. Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados da RAFAVH ouvem e ajudam a superar o impacto do crime.

Os familiares e amigos de vítimas de homicídio, assim como as vítimas de homicídio tentado, poderão ser referenciadas para a APAV pelas autoridades policiais e judiciárias ou qualquer outra instituição. Poderão ainda contactar diretamente um dos nossos Gabinetes de Apoio à Vítima ou a nossa Linha de Apoio à Vítima.

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CARE | Rede de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual

A Rede CARE apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados neste tipo de apoio, procuram promover a estabilização emocional, a recolha de informação, o levantamento de necessidades, o esclarecimento sobre direitos, apoio psicológico, apoio social, acompanhamento em diligências junto do sistema judicial (ex. Declarações para Memória Futura), elaboração de relatórios de apoio à vítima, apoio no pedido de indemnizações ou apoio junto das famílias e/ou comunidade escolar.

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UAVMD | Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação

A Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação é uma sub-rede especializada da APAV dedicada ao apoio a pessoas de nacionalidade não portuguesa - imigrantes, refugiados ou que se encontrem em Portugal temporariamente por outros motivos - que tenham sido vítimas de qualquer tipo de crime.

Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima da rede são especializados na intervenção em alguns tipos de crime, independentemente da nacionalidade da vítima, nomeadamente: tráfico de pessoas, mutilação genital feminina, casamento forçado, crimes de ódio e discriminação, bem como nas situações de discriminação enquanto contra-ordenação.

 

LISBOA
21 358 79 14
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AÇORES
296 285 399
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Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

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Tendo em conta a recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de 01/07/2009, dirigida aos Serviços e Organismos da Administração Pública Central, Regional e Local, direta ou indireta, incluindo o sector empresarial local, âmbito este que não abrange a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entendeu esta Associação aderir voluntariamente a esta iniciativa por razões de transparência e por reconhecer e partilhar o importante objetivo destes Planos de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas.

Este plano começa por apresentar e enquadrar a APAV, abordando a sua história, visão e missão, ao que se segue a explanação do modelo organizativo atual. No corpo central do trabalho procede-se, para cada uma das unidades orgânicas, à identificação da missão e dos responsáveis, à avaliação dos riscos de corrupção e infrações conexas, à exposição de medidas preventivas e de instrumentos de controlo interno.

 


Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

 

Impacto Social

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A APAV é, reconhecidamente, uma instituição de solidariedade social de âmbito nacional cuja missão de proteção e apoio às vítimas de crime é indispensável na sociedade portuguesa.

Desempenha, assim, uma voz ativa na sociedade, contribuindo para o reconhecimento e proteção de todos/as aqueles/as que são vítimas de violência e/ou de crime. Contribui também, de forma mais abrangente, para o equilíbrio e pacificação da sociedade e para a promoção do bem-estar e desenvolvimento social. Nesse sentido, por ter como visão, acreditar e trabalhar para que em Portugal o estatuto da vítima de crime seja plenamente reconhecido, valorizado e efectivo, a APAV procura diariamente a atualização e melhoria dos seus procedimentos, organização e modelos de intervenção, na procura da eficácia e eficiência.

Um dos ingredientes fundamentais nesta procura e atualização é a confiança e como a APAV, enquanto organização nacional, sem fins lucrativos, de solidariedade social, sempre se pautou pela transparência, independência, responsabilidade, direito à/dever de informação, prestação de contas, avaliação, abertura, democracia, governação, participação. São estas as preocupações que desde sempre caracterizaram a cultura organizacional da APAV e que sempre se fizeram acompanhar de exercícios de aferição do impacto dos serviços que prestamos.

Com início em 2014, o Projeto IMPACT – impacto social no apoio à vítima, desenvolvido ao abrigo do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein, veio uma vez mais proporcionar um debate intenso e rico sobre o modelo organizacional da APAV. Mais do que isso, o Projeto veio permitir o desenvolvimento, teste e implementação de um sistema de avaliação organizacional que procurou contribuir para uma maior eficácia das respostas sociais da APAV e por conseguinte, melhorar o apoio aos seus beneficiários diretos: as vítimas de crime, seus familiares e amigos.

Esta avaliação permitiu chegar a conclusões sobre a atenção externa dada às vítimas de crime, designadamente no que diz respeito à alocação de recursos:

- Cada processo de apoio desenvolvido na APAV tem o custo médio de 77,16€

- Os custos suportados pelo Estado com as vítimas de crime apoiadas pela APAV é apenas de 39,59€ por cada vítima apoiada

- O valor pago pela Segurança Social por cada processo de atendimento/acompanhamento RSI (Rendimento Social de Inserção) ascende aos 90€.

É por isso compreensível a realidade quotidiana da APAV, marcada também pela procura de sustentabilidade e diversificação constante de fontes de financiamento. É por isto claro para a APAV que o aumento da eficácia e eficiência dos seus recursos é fundamental para que a sua ação atinja o seu potencial de impacto e, deste modo, possa criar soluções inovadoras e de elevado impacto para as problemáticas com que trabalha.

Medir, avaliar, agir e comunicar fazem parte do quotidiano da APAV tanto quanto qualidade, confidencialidade, apoio, solidariedade. São estes os instrumentos que permitem uma gestão e avaliação estratégica da organização e que se traduzem numa dinâmica e fluída reacção aos constrangimentos e contextos externos. São também estes os ingredientes que possibilitam à APAV uma constante capacidade de adaptação à mudança de resposta às necessidades prementes das vítimas de crime, suas famílias e amigos.

Para mais informações sobre o impacto social na APAV e sua avaliação no âmbito do apoio à vítima, por favor consulte:

relatorio