• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Conferência final do Projeto VICToRIIA | Bruxelas

Publicado .

   

No passado dia 20 de fevereiro, decorreu a Conferência Final do Projeto VICToRIIA: Best Practices in Victim’s Support: Referrals, Information, Individual Assessment, na Representação Permanente da Roménia para a União Europeia, em Bruxelas.

João Lázaro, Presidente da APAV e do Victim Support Europe proferiu as palavras de boas-vindas ao Embaixador Romeno, Căllin Stoica, que não só enfatizou o prazer de acolher este evento como deu realce à importância de debater os direitos das vítimas de crime quer no espaço Europeu quer no seu país, onde há ainda tanto trabalho por fazer em prol da efetivação destes direitos. O painel de abertura contou ainda com Algimantas Čepas, Diretor do Centro para a Prevenção do Crime na Lituânia, organização promotora do Projeto VICToRIIA.

O dia foi dedicado não só aos principais obstáculos e boas práticas resultantes da investigação levada a cabo em Portugal, Roménia, Itália e Lituânia em matéria de informação, avaliação das necessidades individuais de proteção e apoio e referenciação das vítimas de crime para serviços de apoio, mas também ao necessário debate sobre como poderemos olhar para o futuro e sobre quais ações a desencadear para efetivação destes direitos.

A APAV marcou presença em vários painéis, nas pessoas de Marta Carmo e Frederico Marques, que deram voz à situação portuguesa na implementação prática dos direitos sobre os quais versa o projeto, bem como boas práticas tais como o Infovítimas e os projetos-piloto já em marcha em matéria de referenciação.

Houve ainda espaço para apresentar o trabalho desenvolvido no projeto, desde logo os contributos para o Manual de Boas Práticas, o Manual para uma Efetiva e Segura Referenciação das Vítimas de Crime ou o Guia sobre como Identificar uma Avaliação Individual das Necessidades de Apoio, bem como atestar quais os desafios futuros para uma harmónica, homogénea e efetiva implementação dos direitos das vítimas em Portugal.