• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Os e-mails de 'sextortion' estão de volta

Publicado .

Logos COVID APAV 2 56eyrtdhg

A APAV, através da Linha Internet Segura, tem verificado um número elevado de denúncias relacionadas com o envio de e-mails de sextortion, A Linha Internet Segura alerta que estas tentativas de extorsão por e-mail não são novas, tendo-se verificado um ressurgimento dos mesmos nas últimas semanas, com burlões a tirarem partido dos tempos de isolamento que vivemos para fazer ressurgir esta ameaça.

Sextortion consiste na ameaça de publicação de imagens privadas e sensíveis de cariz sexual, a menos que a vítima pague uma determinada quantia ao criminoso. O esquema atualmente em circulação consiste no envio de uma mensagem de e-mail por um alegado hacker, que afirma ter acedido à webcam da vítima e ter na sua posse vídeos da pessoa em causa a ver filmes pornográficos na Internet. O remetente do e-mail ameaça divulgar estes vídeos se a vítima não lhe pagar o montante exigido. Para aumentar a credibilidade da sua mensagem, o criminoso informa que conhece a password do e-mail do destinatário e indica-a no e-mail. O criminoso teve acesso a esta password (atual ou antiga) do destinatário em virtude de situações anteriores de obtenção ilícita e massiva e subsequente divulgação online de dados de acesso a contas de e-mail.

A ameaça não é credível e deve ser ignorada. No entanto, se for vítima desta tentativa de ataque:

  • Não responda ao e-mail;

  • Não efetue qualquer pagamento: para além de muito provavelmente, neste caso, o criminoso não ter na sua posse qualquer vídeo seu, o pagamento vai incentivá-lo a continuar a chantageá-lo a si e a outras pessoas;

  • Altere a sua password, sobretudo se a que o criminoso mencionou no e-mail que lhe enviou for a atual. Para se proteger deste e de outros esquemas informáticos, é importante que as suas passwords sejam seguras e alteradas com regularidade;

  • Peça o apoio da APAV através da Linha Internet Segura.

A Linha Internet Segura tem por base o atendimento telefónico e online, com o objetivo de promover uma utilização mais segura da internet, presta apoio a vítimas de cibercrime e aconselhamento na adoção de comportamentos seguros online. Está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis, entre as 9h e as 21h) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O apoio é confidencial e gratuito.