• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Dia 24 de junho | Dia Nacional do Cigano

Publicado .

Flag of the Romani people

No Dia Nacional do Cigano, 24 de junho, relembramos que a comunidade cigana enfrenta níveis extremos de exclusão social e é afetada por preconceito, intolerância e discriminação.

Recordamos também que os crimes de ódio, diferentes de outros crimes pelo facto de serem dirigidos não apenas a um indivíduo mas antes a um determinado grupo com determinadas características específicas, são frequentemente praticados contra esta que é a maior minoria ética na Europa.

Urge criar políticas públicas contra o anticiganismo e combater os estereótipos erradamente atribuídos à comunidade cigana. O impacto dos comportamentos discriminatórios e de violência motivados por características identitárias são altamente impactantes para as vítimas e para a comunidade onde estas se inserem.

A APAV, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação, presta apoio às vítimas de discriminação racial e étnica, informando-as sobre os seus direitos, apoiando-as na formalização de queixas às entidades competentes e prestando apoio jurídico, social e psicológico.