• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

21 de agosto | Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo

Publicado .

Terrorismo 16

Hoje, Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo, a APAV divulga uma Folha Informativa sobre Terrorismo, através da qual todos/as poderão saber mais sobre o tema.

O terrorismo é uma ameaça global, a todos os Estados e países, visando o comprometimento da segurança, liberdades e garantias de cidadãos e cidadãs. De há alguns anos a esta data, foi sendo divulgado, de forma massiva, nos órgãos de comunicação social, enquanto fenómeno premente. Tornou-se, também por essa razão, uma problemática relativamente à qual cidadãos e cidadãs têm cada vez mais consciência da sua existência.

Em Portugal, o conceito de terrorismo integra o texto legal de vários crimes, como sendo os de organizações terroristas, terrorismo, terrorismo internacional e financiamento do terrorismo.

De acordo com o European Union Terrorism Situation and Trend Report (TE-SAT) de 2020, da EUROPOL, no ano de 2019, existiram 119 ataques terroristas frustrados, falhados ou completados na União Europeia. Desses ataques, houve a lamentar a morte de 10 pessoas e registaram-se ferimentos em outras 27. Acresce que, na sequência das ações tomadas pela EUROPOL no combate ao terrorismo, no mesmo ano de 2019, foram detidas 1004 pessoas na União Europeia, nomeadamente na Bélgica, em França, na Itália, em Espanha e no Reino Unido.

Aqui poderá consultar a Folha Informativa sobre Terrorismo, que se insere numa Coleção que abrange os principais temas do apoio à vítima - tipos de crime e formas de violência, prevenção do crime e da violência, entre outras.

Todas as Folhas Informativas estão disponíveis para consulta em https://bit.ly/3jvmZkw