• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Seminário Counter@ct: prevenção e combate à radicalização online

Publicado .

APAV COUNTERCT PJ6 APAV COUNTERCT PJ5 APAV COUNTERCT PJ8 APAV COUNTERCT PJ1  APAV COUNTERCT PJ4  APAV COUNTERCT PJ9

O Seminário Counter@ct, que decorreu com a presença de organizações da sociedade civil, autoridades nacionais e europeias na área da segurança e do apoio às vítimas do terrorismo. 

O evento foi organizado pela APAV com o apoio dos parceiros do Projeto Counter@ct e constituiu uma oportunidade de aprendizagem sobre práticas transnacionais na área da prevenção e do combate aos fenómenos da radicalização, do extremismo violento e do terrorismo.

Os trabalhos arrancaram com as intervenções de Luís Neves, Diretor-Nacional da Polícia Judiciária, e João Lázaro, presidente da APAV. 

Seguiu-se o testemunho de Susheel Gupta, vítima de terrorismo, Diretor da Associação das Famílias das Vítimas da Air India e Consultor Sénior de Operações Estratégicas na RCMP - Royal Canadian Mounted Police, no âmbito da Sessão Plenária sobre a “Abordagem Internacional na Prevenção e Combate ao Terrorismo: a voz das vítimas”, da qual participou também Sue O’Sullivan, presidente do INVICTIM – International Supporting Victims of Terrorism and Mass Violence, ambos em live streaming a partir do Canadá. 

Uma das vertentes do Projeto Counter@ct é a campanha #thisismystory, que traz exemplos positivos de integração de migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades e contextos socioculturais, em Portugal. A campanha foi apresentada na Sessão Plenária “Desenvolver narrativas alternativas com as comunidades locais: Counter@ct” e pode ser acompanhada ao longo dos próximos meses nas plataformas da APAV.

A segunda parte do Seminário Counter@ct incluiu uma Mesa Redonda sobre “sinergias para prevenir e combater a radicalização e o extremismo violento”, moderada pela Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, Margarida Blasco, e especialistas da Polícia de Segurança Pública, Serviço de Informações de Segurança, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e da APAV. 

O Seminário contou ainda com as intervenções de Victor Jammers, Coordenador do EU Centre of Expertise for Victims of Terrorism, e de An Verelst, Coordenadora de Projetos na Universidade de Ghent (Bélgica) e membro do INVICTIM - International Network Supporting Victims of Terrorism and Mass Violence, no âmbito da Sessão Plenária “Apoio às Vítimas de Terrorismo: uma abordagem internacional”. 

Os trabalhos foram encerrados por João Lázaro, presidente da APAV, e Helena Fazenda, Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna.

 

Este seminário foi financiada pelo Fundo de Segurança Interna — Polícia da União Europeia.
O conteúdo desta conferência representa a opinião do autor apenas e é da sua exclusiva responsabilidade. A Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita a partir das informações contidas neste relatório.