• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 Outubro | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Publicado .

IMG 20201013 WA0005 IMG 20201013 WA0006

Assinala-se hoje, dia 18 de outubro, o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Algumas das vítimas deste crime contra a Humanidade, que estão atualmente no Centro de Acolhimento e Proteção SUL, traduziram em palavras e de forma simbólica aquilo que, para elas, significa o tráfico de seres humanos. A intenção é mostrar que existem algemas invisíveis que tiram a voz, a identidade e a liberdade.

Todo o simbolismo que imprimiram nestas imagens deixa antever a privação que sentiram nas suas vidas. A perda da sua liberdade, pois esta não se restringiu apenas ao momento da exploração, mas também nas consequências que vivem atualmente pelas dificuldades sentidas em refazerem as suas vidas e se poderem autonomizar. A perda da sua voz, por terem perseguido o sonho de uma vida melhor e terem sido enganadas, humilhadas e exploradas para servir quem as explorou.

Informação - é o que aconselham a quem, numa tentativa ávida de melhorar a sua vida, acabe por confiar no amigo, no amigo do amigo, no familiar, na agência de trabalho e depois, por falta de conhecimento, acaba por viver uma situação de exploração, anulação da sua identidade e da persecução do seu objetivo de vida.

Em 2007, a Comissão Europeia passou a assinalar o dia 18 de outubro como o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, com o objetivo de sensibilizar o público em geral, e os governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o tráfico de seres humanos. O Tráfico de Seres Humanos é um crime contra a Humanidade.

A par do aumento exponencial do número de pessoas deslocadas, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, multiplicam-se as situações de exploração que se aproveitam da sua extrema vulnerabilidade. A situação política instável e os conflitos armados, bem como o enfoque no crescimento económico em detrimento do respeito pelos direitos humanos e da proteção de pessoas em situação vulnerável, tornam ainda mais relevante a necessidade de voltar a sublinhar a importância de adotar medidas de prevenção, investigação e penalização deste crime, bem como de intervenção o e apoio às suas vítimas.

A APAV continua a desenvolver trabalho de intervenção com as vítimas deste crime, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos).

A APAV está ainda disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima, um número de apoio, gratuito e confidencial: 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h).

Mais informação sobre o crime de Tráfico de Seres Humanos:
www.naoaotrafico.pt