• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

"Podes não acreditar, mas existe"

Publicado .

O Victim Support Europe (VSE) lança hoje a campanha "Podes não acreditar, mas existe" e a APAV junta-se ao seu lançamento. Conduzida com 14 parceiros em 13 países diferentes, a campanha pretende informar o público sobre a existência de serviços de apoio à vítima e encorajar as vítimas a entrar em contacto com esses serviços.

A campanha apresenta informações personalizadas sobre os serviços de apoio às estimadas mais de 9 milhões de vítimas de crime nos 13 países europeus. Animações, vídeos e outros materiais de informação serão lançados nas redes sociais e offline de 22 de fevereiro até final de 2021 sob a hashtag #istoexiste.

“Existe uma importante lei da UE para as vítimas de crime, estabelecida há 9 anos, em 2012, que se chama Diretiva dos Direitos das Vítimas da UE, a maioria dos cidadãos da UE não tem conhecimento. De acordo com esta lei, todas as vítimas de crime na UE têm direito a serviços de apoio à vítima gratuitos, e cada Estado-membro tem de estabelecer o seu apoio nacional à vítima. Até agora, os serviços estão estabelecidos na maior parte dos países da UE. O problema é que pelo menos metade da população geral da UE não sabe sobre a lei e sobre os serviços de apoio à vítima disponíveis. Esta campanha visa preencher essa lacuna. Os materiais de informação visam garantir que as pessoas saibam o que é um serviço de apoio à vítima e onde encontrar ajuda nas consequências de um crime” disse Marina Kazakova, Responsável de Comunicação do VSE.

A campanha apresenta os rostos e vozes de vítimas, por meio de animações e vídeos da campanha. Nestes filmes - um produzido para cada país parceiro na língua nacional, o público é convidado a fazer uma viagem poderosa e emocionante através das histórias das vítimas. Desde a sua abertura, destacando vistas deslumbrantes da paisagem do país, onde a narrativa da vítima se passa, até ao cenário em que o crime ocorreu, os vídeos mostram os impactos do crime e capacitam as vítimas a agir. As personagens compartilham o que aconteceu com elas, as suas dúvidas e medos, como descobriram que o apoio existia, quando e como tiveram a coragem de buscar ajuda e como foram atendidos.

A campanha consiste em dois componentes:

"Podes não acreditar, mas existe", desenvolvida em 7 países (Bijeli Krug Croatia, Victim Support Denmark, Victim Support Finland, France Victimes, Associazione Libra Onlus, Rete Dafne Italia e Victim Support Sweden); e "Tu consegues superar", que é parte do projeto PREVICT financiado pela UE, em que o VSE, juntamente com a Transcendent Media Capital (TMC) e 6 organizações de apoio à vítima participam - the Human Rights for Democracy Centre (AL), Udruga za Podrsku zrtvama I Svjedocima (HR), Fehér Gyűrű (HU), Victim Support Malta (MT), The Center for Crime Prevention in Lithuania (LT) and APAV (PT).