• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 Novembro | Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

Publicado .

CARROSSEL CARE 1 01

A 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. Este dia foi instituído em 2015 pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, visando aumentar a consciência pública para a necessidade de prevenir e proteger as vítimas destes crimes, bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção de crianças e ajudar a prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas.

O tema proposto pelo Conselho da Europa para este ano de 2021 é “Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças”. Com efeito, a grande maioria das situações de violência sexual contra crianças e jovens é praticada por pessoas que, em diferentes momentos e por força de diferentes contextos, foram ou são parte do círculo de confiança das vítimas. Assim, é fundamental que as crianças e jovens vítimas de violência sexual possam beneficiar de um apoio especializado logo após a situação de vitimação, que permita a sua recuperação e a participação ativa e informada num eventual procedimento criminal.

Ainda que não tenham sido e não venham a ser alvo de uma situação de violência sexual, é fundamental que, cada vez mais, de uma forma proativa e estruturada, crianças e jovens, mas também pessoas adultas, possam beneficiar de programas de prevenção, que lhes permitirá identificar/antecipar situações, mas também agir perante uma eventual situação de violência sexual.

O Projeto CARE, de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual, da APAV, tem vindo, desde 2016, a desenvolver uma resposta de apoio única, gratuita, especializada e de âmbito nacional. Até 2020, esta equipa já tinha feito a diferença na vida de 1.599 crianças e jovens e 173 familiares e amigos/as. Também no domínio da prevenção foram, até ao final do ano de 2020, realizados mais de 70 de cursos de formação, onde se capacitaram mais de 900 profissionais, e mais de 800 eventos de sensibilização, que abrangeram perto de 18.000 pessoas.

Presentemente, o Projeto CARE encontra-se a desenvolver e a implementar um Programa de Prevenção estruturado que abrange crianças e jovens desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário/profissional, que visa o desenvolvimento de competências nesta matéria. De forma paralela, vem implementando múltiplas Oficinas de Trabalho destinadas a profissionais que intervêm com crianças e jovens, independentemente do contexto e funções exercidas, propondo-se, assim, abranger o maior número de pessoas possível, independentemente da sua área de atuação e/ou profissão.

Mais recentemente o Projeto CARE tem vindo a divulgar um vídeo de cerca de 1 a 2 minutos por mês, entre Abril e Dezembro de 2021, onde são abordados fenómeno, contextos, consequências e formas de pedir ajuda para situações de violência sexual. Este conteúdo está a ser desenvolvido pela APAV em conjunto com a Streamkey e contou com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de Cacilhas e do Centro Paroquial de Cacilhas.

O Projeto CARE é financiado pela iniciativa Portugal Inovação Social com investimento social da Fundação Calouste Gulbenkian, nas regiões do Norte, Centro, Lisboa e Alentejo, e integralmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian nas regiões do Algarve, Açores e Madeira.

Se suspeita de uma situação de exploração ou abuso sexual, não hesite e peça ajuda. O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo.
Fale com a APAV através do 116 006 (número gratuito).

Mais informações:
apav.pt/care