• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV participa na Cimeira Regional da Organização Mundial da Saúde

Publicado .

Nos passados dias 10 e 11 de outubro, a APAV participou na Cimeira Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que teve lugar, em Lisboa e foi coorganizada pelo Gabinete Regional da Europa da OMS e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A cimeira reuniu representantes políticos, peritas/os em políticas públicas, académicas/os, representantes da sociedade civil e de organizações profissionais, entre outras/os, com o objetivo de discutir e impulsionar práticas promissoras no âmbito das políticas públicas de envelhecimento ativo e saudável.

A APAV, representada por Marta Carmo, gestora do projeto Portugal Mais Velho, participou numa das sessões paralelas do segundo dia da cimeira, subordinada ao tema “Saúde e Literacia Digital” que tinha por objetivo partilhar experiências e conhecimentos sobre os princípios, barreiras e facilitadores da promoção da literacia digital em saúde de forma a desenvolver projetos para um envelhecimento ativo e saudável.

Numa comunicação preparada com o apoio de Carolina Soares, Gestora da Linha Internet Segura, Marta Carmo abordou os principais fatores de risco na utilização da internet e tecnologia por parte da população idosa, enumerou alguns exemplos de crimes cometidos através da internet contra esta população, bem como o seu impacto, terminando por partilhar o trabalho da APAV no apoio a vítimas de crime, com especial foco no SIAD e na Linha Internet Segura.

Desta cimeira resultou o Lisbon Outocome Statement um documento que contém propostas para o futuro dentro da área do envelhecimento ativo e saudável, que pode ser consultado aqui.

A cimeira foi transmitida em streaming e, para já, estão disponíveis aqui as gravações do primeiro dia.