banner irs2020 top

APAV lança campanha “A tua segurança não é um jogo. Fica Ligado.

Publicado .

Entre 2000 e 2011 a APAV registou 7.387 processos de apoio a crianças e jovens vítimas de crime e de violência, que se traduziram na identificação de 11.261 crimes praticados contra menores. Entre estes, os crimes contra o património surgem em terceiro lugar, com uma prevalência relativamente baixa comparativamente aos crimes contra as pessoas. Este facto é indicativo dos baixos níveis de denúncia e de procura de ajuda por parte dos mais jovens perante crimes desta natureza.

Estes dados motivaram a APAV a investir na produção e na disseminação de recursos informativos dirigidos às faixas etárias mais jovens, disponibilizando, de uma forma simples, atrativa e ajustada, informação sobre violência, sobre a importância de procurar ajuda e apoio e de adotar estratégias de segurança e proteção.

A APAV apostou, por isso, no desenvolvimento de uma agenda escolar, do website www.apavparajovens.pt, desenvolvido pela Ideias com Pernas, e de uma campanha de informação e sensibilização. Esta campanha, realizada com o apoio mecenático da Cupido, conta com a participação dos jovens atores Mikaela Lupu e Ricardo Sá e procura transmitir aos mais jovens uma mensagem-chave: “A tua segurança não é um jogo. Fica ligado”. Chama-se, desta forma, a atenção para os perigos que a rua pode trazer e, no sentido de os evitar, incentiva-se a adoção de comportamentos preventivos, de maior segurança e proteção.

A disseminação destes produtos será realizada a partir de Dezembro de 2012, junto dos estabelecimentos do 2º, 3º ciclo e secundário do ensino público e privado, através do Facebook, com o apoio de parceiros institucionais e dos Órgãos de Comunicação Social. A disseminação estender-se-á também à Escócia e à Suécia, através dos nossos parceiros institucionais nesses países.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Projeto LEAD - inform to prevent, promovido pela APAV e co-financiado pela Direcção-Geral da Justiça da Comissão Europeia, ao abrigo do programa DAPHNE III, envolvendo parceiros nacionais, a Fundação da Juventude e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, bem como internacionais, nomeadamente, o Victim Support Scotland (da Escócia) e a Crime Victim Compensation and Support Authority (da Suécia).

Spots TV:

Site: www.apavparajovens.pt