• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Procuramos | Técnico/a de Apoio à Vítima Jurista para Oeiras

Publicado .

PROCURAMOS 2024 Jurista

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) encontra-se a recrutar um/a Técnico/a de Apoio à Vítima Jurista, para Oeiras

  • O que vai fazer?
    - Exercer atividade de natureza jurídica, designadamente nas áreas do direito penal e processual penal, direitos humanos e direito do trabalho;
    - Prestar apoio a vítimas de crime, aos seus familiares e amigos/as, no que diz respeito ao seu atendimento, informação sobre os seus direitos e acompanhamento em diligências judiciais, nomeadamente com especialização em vitimação de Pessoas LGBTQIA+;
    - Desenvolver as atividades de natureza jurídica, designadamente o estudo e análise de problemas concretos, elaboração de pareceres e outros documentos, produção de conteúdos para manuais de procedimentos ou eventos formativos, entre outras que lhe forem atribuídas;
    - Dinamizar formações e ações de sensibilização junto de diversos públicos, bem como participar em conferências, seminários e outros eventos similares.
  • O que procuramos?
    - Licenciatura em Direito;
    - Interesse pela advocacia social na área dos direitos das vítimas de crime e pela participação na elaboração de políticas;
    - Ter experiência profissional na sua área de formação e na área de intervenção da APAV (preferencial); o Formação, percurso ativista e/ou experiência profissional no apoio a Pessoas LGBTQIA+ (preferencial);
    - Ter conhecimento e/ou experiência sobre as diferentes fases de um processo crime e respetivas diligências;
    - Detentor/a do curso de Técnica de Apoio à Vítima (preferencial, mas não eliminatório);
    - Capacidade de pesquisa e análise de legislação, doutrina e jurisprudência;
    - Boas competências de comunicação escrita e oral;
    - Boas competências de gestão e organização;
    - Conhecimentos de inglês;
  • O que valorizamos?
    - Identificação com a missão e valores da APAV;
    - Orientação para as pessoas e para os utentes da APAV;
    - Capacidade de trabalho em equipa;
    - Capacidade de empatia e autogestão emocional.
  • Condições e local de trabalho:
    - Contrato de trabalho a termo incerto;
    - Função desempenhada de segunda-feira a sexta-feira, por 35 horas semanais, em Oeiras;
    - Formação Inicial e Contínua;
    - Serviço de apoio psicológico totalmente gratuitos para colaboradores/as da APAV;
    - Dias extra de descanso (dia de aniversário, Carnaval, época natalícia e ano novo);

A APAV segue uma política de gestão de recursos humanos com base no desenvolvimento pessoal e profissional, formação e acompanhamento de cada colaborador/a.

  • Processo de candidatura:
    - Caso tenha interesse e corresponda ao perfil procurado, deverá realizar os seguintes passos: o Preencher o link https://forms.office.com/e/TmFtKvstnQ;
    - Enviar o currículo detalhado e certificado de habilitações e outros de formações relevantes para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ,com a referência no assunto “Técnico/a de Apoio à Vítima Jurista_Oeiras”;
    - O envio deverá ser feito até ao dia 8 de maio de 2024.
  • Processo de seleção
    - Só serão aceites as candidaturas que contenham todos os documentos pedidos, bem como apenas serão contactados/as os/as candidatos/as aprovados/as na análise curricular. Posteriormente decorrerá a entrevista dos/as candidatos/as selecionados/as.

A APAV rege-se pelo princípio de igualdade de oportunidades onde as pessoas são selecionadas com base nas suas competências e mérito.

APAV associa-se ao lançamento do livro "Não me magoes mais"

Publicado .

Capa Não me magoas mais

A APAV associa-se ao lançamento do livro “Não me magoes mais”, escrito por Margarida Fonseca Santos. Dirigido ao público juvenil, este é um livro onde a escritora aborda a violência no namoro através de uma narrativa realista e acessível. Recomendado pela APAV, no final a obra integra informação sobre riscos e como pedir ajuda, disponivel no site APAV para crianças e jovens. 

A autora dedica o livro aos professores-bibliotecários e à Rede de Bibliotecas Escolares, que através das iniciativas que promovem abrem as portas à partilha de conhecimento e aos pedidos de ajuda. O livro estará nas livrarias a 13 de maio e será apresentado no dia 14 de maio, por Rute Agulhas, na livraria Buchholz, em Lisboa.

Saiba mais: "Não me magoes mais"

50 anos do 25 de Abril | A democracia é liberdade para todas as pessoas

Publicado .

APAV ABRIL Post Instgram 4x5 02 APAV ABRIL Post Instgram 4x5 03

A APAV assinala os 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974 divulgando uma nova campanha, com o mote “Democracia é liberdade para todas as pessoas”. Esta campanha marca os 50 anos da revolução dos cravos recordando a importância da liberdade e direito de todas as pessoas viverem sem medo e violência.Sob o mote “Democracia é liberdade para todas as pessoas”, a APAV assinala um marco do passado (25 de Abril), celebra o presente (50 anos) e abre as portas a um futuro com liberdade para todas as pessoas.

Democracia é liberdade para todas as pessoas

  • O 25 de abril é liberdade para todas as pessoas
  •  O presente é liberdade para todas as pessoas
  • O futuro é liberdade para todas as pessoas

Quando uma pessoa é vítima de crime ou violência, vê a sua liberdade ser tolhida. Trabalhamos diariamente para apoiar e proteger os direitos das vítimas de crime e violência em Portugal.

A criatividade do selo e da campanha foi desenvolvida criativamente de forma mecenática pela agência Solid Dogma.

Estatísticas APAV | Relatório Anual 2023

Publicado .

 estatisticasapav2023

A APAV divulga as Estatísticas APAV | Relatório 2023. Os dados estatísticos disponibilizados reportam-se aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone, e-mail e online no ano transato, pelos 76 serviços de proximidade da APAV.

Durante 2023, a APAV apoiou diretamente 18.540 pessoas, num total de 93.254 atendimentos – somando um total de 30.950 crimes e outras formas de violência. Estes atendimentos realizaram-se nos vários serviços de proximidade: Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sistema Integrado de Apoio à Distância, Linha Internet Segura, Sub-Redes Especializadas e Casas de Abrigo.
Destacamos que a APAV:

• Apoiou 16.185 vítimas oriundas de 292 municípios dos 308 existentes (95% do território nacional);
• Registou um total de 1.566 atividades formativas abrangendo um total de 33.106 participantes – sendo que 720 foram ações de sensibilização e prevenção calculando-se um total de 22.697 participantes;
• Atendeu uma média de 44 vítimas por dia;

Entre todos os crimes e outras situações de violência que chegaram ao conhecimento dos vários Serviços de Proximidade da APAV, o crime de violência doméstica continua a ser o mais prevalecente, representando 75,8% do total, seguindo-se dos crimes sexuais contra crianças e jovens (5,7%) e ameaças/coação (3%).

Durante este ano a APAV atendeu, por semana, uma média de 170 mulheres adultas, 59 crianças e jovens, 36 homens adultos e 32 pessoas idosas.

A APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes. Este apoio, no regime presencial, está disponível através de uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, presente em muitas das principais cidades do país.

A Linha de Apoio à Vítima, 116 006, funciona de segunda a sexta, entre as 8h00 e as 23h00. A Linha Internet Segura está disponível através do 800 21 90 90, de segunda a sexta, entre as 8h00 e as 22h00, e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A APAV está também presente nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Estatísticas APAV | Relatório Anual 2023