• banner CARE 404x132 v2

Projecto ABC Justiça promove diversas actividades

Publicado .

O Projeto ABC Justiça, promovido pela APAV, com o apoio financeiro do Alumni Engagement Innovation Fund (AEIF), através da Embaixada dos Estados Unidos da América, tem como objetivo fornecer informação sobre o funcionamento do Sistema de Justiça Penal a jovens entre os 12 e os 17 anos de idade.

Para o efeito, está a ser desenvolvido um website informativo e didático que, de forma simples e adaptada à idade, explica o funcionamento do Sistema de Justiça Penal e os direitos das vítimas de crime.

Foram também desenvolvidos recursos técnico-pedagógicos para a realização de sessões informativas dirigidas a jovens. Com uma duração de 80 minutos, são abordados diferentes temas relativos ao funcionamento do processo crime, como a denúncia, a fase de inquérito, a audiência de julgamento, a sentença, os direitos das vítimas de crime e as figuras que podem participar nas diferentes etapas do processo.

Entre os dias 8 de maio e 12 de junho foram dinamizadas 14 sessões informativas, nas quais participaram 270 alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A APAV contou com a colaboração de diferentes estabelecimentos de ensino de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, como a Escola Secundária do Fundão com 3º ciclo, a Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, a Escola Secundária de Carregal do Sal, a Escola Básica Integrada dos Arrifes, em Ponta Delgada, a Escola Secundária D. Manuel I, em Beja, o Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira, da Casa Pia de Lisboa, e a Escola Básica e Secundária de Águas Santas, na Maia.

Estas sessões foram complementadas com a realização de um total de 13 visitas de estudo a Tribunais, esquadras da Polícia de Segurança Pública, postos da Guarda Nacional Republicana e Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV.

A APAV aproveita a oportunidade para agradecer a colaboração e disponibilidade de todas as escolas, autoridades judiciárias e policiais, assim como aos respetivos profissionais que estiveram ativamente envolvidos nesta atividade do Projeto ABC Justiça.