O APOIO DA APAV

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A APAV tem como missão apoiar, de forma gratuita e confidencial, vítimas de todos os tipos de crime, seus familiares e amigos.

Se é ou foi vítima de violência sexual ou se conhecer alguém que foi vítima de violência sexual, tem todo o direito de contactar a APAV.

Poderá:

  • enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
  • ligar Logo 116 21h

 

A APAV dispõe de um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima devidamente capacitados e preparados para prestar apoio qualificado e individualizado a todas as vítimas de crimes, de acordo com as suas necessidades específicas.

Na APAV encontrará:

  • Apoio prático e genérico;
  • Apoio emocional;
  • Apoio especializado ao nível jurídico, psicológico e social:

 

No APOIO JURÍDICO, a APAV pode:

  • Informá-lo/a acerca dos seus direitos e de como exercê-los.
  • Elucidá-lo/a relativamente aos procedimentos e etapas de um processo-crime.
  • Preparar e/ou acompanhá-lo/a em determinados atos do processo-crime, como a apresentação de queixa, a realização de exames médico-legais e a ida a Tribunal.
  • Auxiliá-lo/a na elaboração de requerimentos e peças processuais, como o pedido de indemnização, de apoio judiciário, de aplicação de medidas de proteção, entre outros.

 

No APOIO PSICOLÓGICO, a APAV pode:

  • Avaliar o impacto da experiência pela qual passou.
  • Ajudá-lo/a a minimizar as consequências e sintomas negativos resultantes da experiência.
  • Encaminhá-lo/a para serviços de saúde especializados, se for necessário.
  • Promover as suas competências, segurança e bem-estar e prevenir futuras situações de vitimação.
  • Auxiliá-lo/a na revelação da experiência pela qual passou aos seus familiares e/ou amigos.

 

Já no APOIO SOCIAL, a APAV pode:

  • Informá-lo/a acerca dos vários recursos sociais existentes e em que medida estes poderão ser úteis e adequados para responder às suas necessidades sociais.
  • Encaminhá-lo/a para os serviços e instituições que melhor responderão a essas necessidades, facilitando o contacto com essas estruturas e/ou acompanhando-o/a presencialmente nesse processo.