O APOIO DA APAV
A APAV tem como missão apoiar, de forma gratuita e confidencial, vítimas de todos os tipos de crime, seus familiares e amigos.
Se é ou foi vítima de violência sexual ou se conhecer alguém que foi vítima de violência sexual, tem todo o direito de contactar a APAV.
Poderá:
- enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
- dirigir-se a um dos nossos gabinetes de apoio à vítima;
- ligar
A APAV dispõe de um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima devidamente capacitados e preparados para prestar apoio qualificado e individualizado a todas as vítimas de crimes, de acordo com as suas necessidades específicas.
Na APAV encontrará:
- Apoio prático e genérico;
- Apoio emocional;
- Apoio especializado ao nível jurídico, psicológico e social:
No APOIO JURÍDICO, a APAV pode:
- Informá-lo/a acerca dos seus direitos e de como exercê-los.
- Elucidá-lo/a relativamente aos procedimentos e etapas de um processo-crime.
- Preparar e/ou acompanhá-lo/a em determinados atos do processo-crime, como a apresentação de queixa, a realização de exames médico-legais e a ida a Tribunal.
- Auxiliá-lo/a na elaboração de requerimentos e peças processuais, como o pedido de indemnização, de apoio judiciário, de aplicação de medidas de proteção, entre outros.
No APOIO PSICOLÓGICO, a APAV pode:
- Avaliar o impacto da experiência pela qual passou.
- Ajudá-lo/a a minimizar as consequências e sintomas negativos resultantes da experiência.
- Encaminhá-lo/a para serviços de saúde especializados, se for necessário.
- Promover as suas competências, segurança e bem-estar e prevenir futuras situações de vitimação.
- Auxiliá-lo/a na revelação da experiência pela qual passou aos seus familiares e/ou amigos.
Já no APOIO SOCIAL, a APAV pode:
- Informá-lo/a acerca dos vários recursos sociais existentes e em que medida estes poderão ser úteis e adequados para responder às suas necessidades sociais.
- Encaminhá-lo/a para os serviços e instituições que melhor responderão a essas necessidades, facilitando o contacto com essas estruturas e/ou acompanhando-o/a presencialmente nesse processo.