Se a agressão aconteceu há algum tempo

oquefazer3 L

 

  • Fale com alguém da sua confiança sobre o que aconteceu. Falar pode ajudá-lo/a.
  • Procure ajuda especializada:

- Contacte o/a seu/sua médico/a de família ou uma unidade local de saúde. Mesmo que já tenha decorrido algum tempo desde que a violência sexual aconteceu, é muito importante que seja examinado/a por um/a profissional de saúde.

- Contacte a APAV. A APAV apoia de forma gratuita e confidencial vítimas de qualquer tipo de crime ou violência. Na APAV encontrará o apoio prático, emocional, jurídico, psicológico e/ou social, prestado por profissionais devidamente qualificados, que melhor responderá às suas necessidades. A APAV irá apoiá-lo/a, independentemente de ter ou não denunciado o crime de que foi alvo. Para saber onde estamos e como nos poderá contactar, clique aqui.

  • Pondere a possibilidade de denunciar o crime de que foi vítima. Para saber como e onde denunciar, clique aqui. Para alguns crimes sexuais, como a violação, a denúncia pode ser apresentada no prazo de 6 meses desde a data em que o crime aconteceu.
  • Reflita sobre a possibilidade de realizar exames médico-legais para recolha de vestígios da agressão. Estes exames podem ser feitos nos gabinetes médico-legais ou delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Idealmente devem ser realizados o quanto antes e o mais próximo possível da altura em que o crime foi cometido.