Mesmo tomando todas as precauções, a verdade é que
todos estamos de alguma forma vulneráveis à criminalidade patrimonial. Portanto, pretendemos dar
algumas dicas do que pode fazer quando se confronta com alguma destas condutas.
O importante a reter é que, em qualquer situação, deve dar conta do sucedido às autoridades
competentes. Mesmo que apenas tenha sofrido uma tentativa de furto, roubo ou burla, é importante
que as mesmas tenham conhecimento dos movimentos suspeitos que ocorrem na sua área de
jurisdição.
De uma forma geral, deve:
• Não resistir, sob pena de poder vir a sofrer lesões na sua integridade física. O
património não é mais valioso do que a sua saúde!
• Ligar para o 112, polícia local ou, quando se sinta mais nervoso e sem capacidade de lidar
sozinho com o sucedido, algum familiar, vizinho ou amigo de confiança que esteja perto e
rapidamente se desloque para junto de si.
• Sempre que tenha contacto com o infrator, tente memorizar características distintivas do
mesmo, como cor do cabelo, dos olhos, altura, estatura, sotaque, roupa que veste, meios
utilizados, viatura em que seguia (cor, marca, modelo, ano) e respetiva matrícula.
• Dar às autoridades policiais todas as informações que possa ter sobre o sucedido,
incluindo pessoas que o possam ter testemunhado.
• Pedir apoio a estruturas de Apoio à Vítima, como a APAV, para lidar com o sofrimento
emocional causado por toda esta situação e garantir acompanhamento ao longo do processo-crime.
Vejamos agora o que deve fazer em casos
especiais de furto, roubo e burla.
• Se o ladrão estiver armado, não
foque a sua atenção na arma.
• Não persiga o ladrão após o assalto. Peça imediatamente ajuda a outros
cidadãos e às autoridades competentes.
• Informe o prestador de serviços da perda, furto ou roubo do seu
telemóvel, para que possa localizar e/ou bloquear o seu cartão SIM.
• Em caso de perda, furto ou roubo do seu telemóvel, termine a sessão
através de outros dispositivos e altere as palavras-passe das contas que
nele estejam associadas, como e-mail ou redes sociais.
• Quando perder o seu cartão de crédito ou débito, ou este lhe seja
furtado ou roubado, informe imediatamente o seu Banco e peça para cancelarem
o cartão.
• Se tiver motivos para crer que determinado objeto é furtado, contacte
a polícia local ou, em caso de emergência, o 112.
• Se se deparar com um seu objeto furtado à venda, não confronte o
vendedor. Informe a polícia e aguarde pela sua chegada.
Nos casos especiais de carjacking:
• Não resista ao assalto e abandone a viatura assim que lhe for
pedido.
• Não faça movimentos bruscos ou repentinos que possam indicar ao
assaltante que pretende resistir ou atacá-lo.
• Mantenha as mãos à vista, indicando antecipadamente ao assaltante
todos os movimentos que pretende fazer.
• Sempre que estejam crianças presentes, alerte o assaltante. Este pode
não se aperceber da existência de crianças.
• Cancele cheques que tenha
passado indevidamente o mais rapidamente possível.
• Sempre que partilhe palavras-passe com terceiros, é recomendável que
as altere.
• Se partilhou dados bancários com terceiros, contacte a sua entidade
bancária com urgência e informe do sucedido.
• Se for vítima de burla relacionada com a aplicação MBWay, deve
imediatamente alterar o código de acesso numa caixa Multibanco ou na própria
aplicação. Em seguida, deve telefonar para o seu Banco e cancelar o cartão
associado à sua conta.
• Sempre que seja contactado por um número internacional desconhecido,
bloqueie o mesmo e reporte o caso à sua operadora.
• Elimine e denuncie imediatamente mensagens de e-mail ou de telemóvel
de conteúdo duvidoso. Caso se trate de um e-mail, há um parâmetro específico
de denúncia para este fim, indicado na imagem abaixo como “report phishing”
e “report scam”.
• Se tiver instalado um programa solicitado numa chamada, desconecte o
equipamento da internet e em seguida desinstale os programas que lhe foram
indicados durante a chamada. Uma vez desinstalados, realize uma análise do
seu computador com uma ferramenta antivírus atualizada.
• Instale um antivírus nos seus dispositivos e faça-os correr para
despistar malwares instalados ao clicar em eventuais URL’s partilhados pelo
perpetrador. Poderá também levá-los a um informático para que sejam
revistos.
• Conserve todas as interações que teve com o burlão, como mensagens,
e-mails, registos de chamadas ou comprovativos de pagamento. Forneça tudo
isto às autoridades policiais.
• Sempre que a burla tenha sido operada por meio de uma rede social,
reporte o perfil do burlão à plataforma.