FUI VÍTIMA, E AGORA?

Mesmo tomando todas as precauções, a verdade é que todos estamos de alguma forma vulneráveis à criminalidade patrimonial. Portanto, pretendemos dar algumas dicas do que pode fazer quando se confronta com alguma destas condutas.

O importante a reter é que, em qualquer situação, deve dar conta do sucedido às autoridades competentes. Mesmo que apenas tenha sofrido uma tentativa de furto, roubo ou burla, é importante que as mesmas tenham conhecimento dos movimentos suspeitos que ocorrem na sua área de jurisdição.

De uma forma geral, deve:

• Não resistir, sob pena de poder vir a sofrer lesões na sua integridade física. O património não é mais valioso do que a sua saúde!
• Ligar para o 112, polícia local ou, quando se sinta mais nervoso e sem capacidade de lidar sozinho com o sucedido, algum familiar, vizinho ou amigo de confiança que esteja perto e rapidamente se desloque para junto de si.
• Sempre que tenha contacto com o infrator, tente memorizar características distintivas do mesmo, como cor do cabelo, dos olhos, altura, estatura, sotaque, roupa que veste, meios utilizados, viatura em que seguia (cor, marca, modelo, ano) e respetiva matrícula.
• Dar às autoridades policiais todas as informações que possa ter sobre o sucedido, incluindo pessoas que o possam ter testemunhado.
• Pedir apoio a estruturas de Apoio à Vítima, como a APAV, para lidar com o sofrimento emocional causado por toda esta situação e garantir acompanhamento ao longo do processo-crime.


Vejamos agora o que deve fazer em casos especiais de furto, roubo e burla.

Furto e Roubo


FURTO E ROUBO

• Se o ladrão estiver armado, não foque a sua atenção na arma.

• Não persiga o ladrão após o assalto. Peça imediatamente ajuda a outros cidadãos e às autoridades competentes.

• Informe o prestador de serviços da perda, furto ou roubo do seu telemóvel, para que possa localizar e/ou bloquear o seu cartão SIM.

• Em caso de perda, furto ou roubo do seu telemóvel, termine a sessão através de outros dispositivos e altere as palavras-passe das contas que nele estejam associadas, como e-mail ou redes sociais.

• Quando perder o seu cartão de crédito ou débito, ou este lhe seja furtado ou roubado, informe imediatamente o seu Banco e peça para cancelarem o cartão.

• Se tiver motivos para crer que determinado objeto é furtado, contacte a polícia local ou, em caso de emergência, o 112.

• Se se deparar com um seu objeto furtado à venda, não confronte o vendedor. Informe a polícia e aguarde pela sua chegada.

Nos casos especiais de carjacking:

• Não resista ao assalto e abandone a viatura assim que lhe for pedido.

• Não faça movimentos bruscos ou repentinos que possam indicar ao assaltante que pretende resistir ou atacá-lo.

• Mantenha as mãos à vista, indicando antecipadamente ao assaltante todos os movimentos que pretende fazer.

• Sempre que estejam crianças presentes, alerte o assaltante. Este pode não se aperceber da existência de crianças. 

Burla


BURLA

• Cancele cheques que tenha passado indevidamente o mais rapidamente possível.

• Sempre que partilhe palavras-passe com terceiros, é recomendável que as altere.

• Se partilhou dados bancários com terceiros, contacte a sua entidade bancária com urgência e informe do sucedido.

• Se for vítima de burla relacionada com a aplicação MBWay, deve imediatamente alterar o código de acesso numa caixa Multibanco ou na própria aplicação. Em seguida, deve telefonar para o seu Banco e cancelar o cartão associado à sua conta.

• Sempre que seja contactado por um número internacional desconhecido, bloqueie o mesmo e reporte o caso à sua operadora.

• Elimine e denuncie imediatamente mensagens de e-mail ou de telemóvel de conteúdo duvidoso. Caso se trate de um e-mail, há um parâmetro específico de denúncia para este fim, indicado na imagem abaixo como “report phishing” e “report scam”.

• Se tiver instalado um programa solicitado numa chamada, desconecte o equipamento da internet e em seguida desinstale os programas que lhe foram indicados durante a chamada. Uma vez desinstalados, realize uma análise do seu computador com uma ferramenta antivírus atualizada.

• Instale um antivírus nos seus dispositivos e faça-os correr para despistar malwares instalados ao clicar em eventuais URL’s partilhados pelo perpetrador. Poderá também levá-los a um informático para que sejam revistos.

• Conserve todas as interações que teve com o burlão, como mensagens, e-mails, registos de chamadas ou comprovativos de pagamento. Forneça tudo isto às autoridades policiais.

• Sempre que a burla tenha sido operada por meio de uma rede social, reporte o perfil do burlão à plataforma.