Programa 4D - O que é?

O 4d é um programa de prevenção universal, curricular, que procura, através das suas dinâmicas, prevenir o envolvimento em comportamentos de risco e promover comportamentos saudáveis.

As dimensões centrais desta intervenção são quatro:

1. Violência no namoro e entre pares;

2. Comportamentos sexuais de risco;

3. Consumo e abuso de substâncias

4. Questões de género.

O Programa 4d é a tradução e adaptação autorizada do The Fourth R, desenvolvido e testado no Canadá pelo Centre for Prevention Science, coordenado pelo Dr. David Wolfe (http://www.youthrelationships.org)

No Canadá este programa tem demonstrado a sua eficácia na modificação positiva dos conhecimentos, das atitudes e dos comportamentos dos adolescentes (Wolfe et al., 2005).

Em Portugal, também já existem dados disponíveis sobre a implementação piloto que poderão consultar em Avaliação do impacto

Objetivos

O programa 4d não se afasta dos pressupostos do programa original. Os objetivos gerais incidem na informação fornecida, nas atitudes e valores dos adolescentes e na aprendizagem e treino de novas competências.

I. Fornecer informação necessária para uma tomada de decisão informada, relativamente às dimensões centrais da intervenção.

II. Ajudar os alunos na clarificação dos seus valores e limites acerca dos seus relacionamentos, sexualidade, substâncias e questões de género.

III. Ensinar competências de comunicação, negociação, adiamento e recusa para lidar com a violência, sexualidade, consumo de substâncias e questões de género.

IV. Fornecer oportunidades para praticar essas competências através da realização de jogos de papéis (dinâmicas de role-play).

Dez caraterísticas motivaram a seleção do Programa 4d:


  1. I. 
     O reconhecimento de que a escola não é apenas um espaço onde o ensino formal pode ter lugar, mas também um espaço para a aprendizagem de aptidões relacionais, no qual deve ser possível aprender, treinar e experimentar competências de relacionamento positivas;

  2. II. 
    A resposta à necessidade de realizar uma intervenção holística e integrada capaz de responder à constelação de fatores que têm lugar na adolescência, numa abordagem que abandona a focalização num único factor de risco e direciona a ação para múltiplos fatores

  3. III. 
     A intervenção junto dos adolescentes, reconhecendo a adolescência não apenas como um período complexo e de grandes mudanças mas, precisamente por isso, como uma janela de oportunidade para a prevenção de comportamentos de risco e para a promoção de comportamentos saudáveis;

  4. IV. 
     A importância atribuída ao treino de competências sistemático e específico, num contexto propício à experimentação, apresentando recursos didáticos facilitadores da aprendizagem de novas competências (e.g. assertividade, resolução positiva de conflitos, tomada de decisão informada);

  5. V. 
     A apresentação de materiais de apoio de fácil utilização e manipulação, estratégias interativas e desenvolvimentalmente ajustados;

  1. VI.
    Uma base teórica coerente associada a uma metodologia de avaliação rigorosa, capaz de responder a questões acerca da sua eficácia nos diferentes domínios de intervenção — conhecimentos, atitudes, comportamentos e aprendizagem de novas competências — e os resultados promissores evidenciados;

  2. VII. 
     O facto de ser curricular, assumindo uma periodicidade e investimento temporal pouco comum neste tipo de iniciativas, assemelhando-se a uma disciplina normal;

  3. VIII. 
     A implementação ser assegurada pelos professores, significando que ainda que haja um investimento inicial ao nível da formação destes na manipulação e utilização dos conteúdos e nas dinâmicas que compõe o programa, baseia-se numa lógica de auto-sustentabilidade, permitindo a autonomização das escolas nas iniciativas de prevenção.
  4. IX.  A eficiência na articulação entre os contextos escola, família e comunidade;

  5. X.
    Por fim, uma razão chave: a disponibilidade dos autores em verem o programa ser traduzido, adaptado e experimentado em Portugal.

Fonte: Saavedra, R (2010). Prevenir antes de remediar: prevenção da violência nos relacionamentos íntimos juvenis. Tese de doutoramento. Universidade do Minho. Escola de Psicologia.


Programa 4D - Avaliação do impacto  

O impacto da implementação do Programa 4d foi avaliado através de um formulário online que incluiu um conjunto de questionários, escalas e inventários para a avaliação dos conhecimentos, atitudes e intenções de comportamento dos jovens relativamente aos seus relacionamentos e a comportamentos de risco associados.

Este processo, que ocorreu em três momentos distintos (pré-teste, pós-teste e follow-up), assentou na comparação dos resultados entre alunos que participaram na implementação-piloto do projecto e um grupo de controlo constituído por alunos que não participaram na intervenção.

Os resultados da avaliação do impacto poderão ser consultados nos artigos abaixo indicados.

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Este website foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projeto SER Plus – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants, gerido em Portugal pelo consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O seu conteúdo reflete os pontos de vista das/os autoras/es, não podendo a entidade financiadora ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação contida no mesmo.

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