O 4d é um programa de prevenção universal, curricular, que procura, através das suas dinâmicas, prevenir o envolvimento em comportamentos de risco e promover comportamentos saudáveis.
As dimensões centrais desta intervenção são quatro:
1. Violência no namoro e entre pares;
2. Comportamentos sexuais de risco;
3. Consumo e abuso de substâncias
4. Questões de género.
O Programa 4d é a tradução e adaptação autorizada do The Fourth R, desenvolvido e testado no Canadá pelo Centre for Prevention Science, coordenado pelo Dr. David Wolfe (http://www.youthrelationships.org)
No Canadá este programa tem demonstrado a sua eficácia na modificação positiva dos conhecimentos, das atitudes e dos comportamentos dos adolescentes (Wolfe et al., 2005).
Em Portugal, também já existem dados disponíveis sobre a implementação piloto que poderão consultar em Avaliação do impacto
O programa 4d não se afasta dos pressupostos do programa original. Os objetivos gerais incidem na informação fornecida, nas atitudes e valores dos adolescentes e na aprendizagem e treino de novas competências.
I. Fornecer informação necessária para uma tomada de decisão informada, relativamente às dimensões centrais da intervenção.
II. Ajudar os alunos na clarificação dos seus valores e limites acerca dos seus relacionamentos, sexualidade, substâncias e questões de género.
III. Ensinar competências de comunicação, negociação, adiamento e recusa para lidar com a violência, sexualidade, consumo de substâncias e questões de género.
IV. Fornecer oportunidades para praticar essas competências através da realização de jogos de papéis (dinâmicas de role-play).
Fonte: Saavedra, R (2010). Prevenir antes de remediar: prevenção da violência nos relacionamentos íntimos juvenis. Tese de doutoramento. Universidade do Minho. Escola de Psicologia.
O impacto da implementação do Programa 4d foi avaliado através de um formulário online que incluiu um conjunto de questionários, escalas e inventários para a avaliação dos conhecimentos, atitudes e intenções de comportamento dos jovens relativamente aos seus relacionamentos e a comportamentos de risco associados.
Este processo, que ocorreu em três momentos distintos (pré-teste, pós-teste e follow-up), assentou na comparação dos resultados entre alunos que participaram na implementação-piloto do projecto e um grupo de controlo constituído por alunos que não participaram na intervenção.
Os resultados da avaliação do impacto poderão ser consultados nos artigos abaixo indicados.
Saavedra, R., & Machado, C. (2013). Relacionamentos íntimos juvenis: programa para a prevenção da violência. Psicologia, XXVII (1), 115-132.
Saavedra, R., & Machado, C. (2013). Programas de prevenção primária da violência nos relacionamentos íntimos: da prática internacional à prática nacional. Psicologia da Criança e do Adolescente, 4 (1), 65- 93.
Este website foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projeto SER Plus – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants, gerido em Portugal pelo consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O seu conteúdo reflete os pontos de vista das/os autoras/es, não podendo a entidade financiadora ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação contida no mesmo.
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