Hora de SER® (3-6 anos)

No âmbito dos Projetos SERzinho – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar, promovidos pela APAV com o apoio financeiro do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Portugal 2020, no âmbito da Tipologia de Operação 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, a APAV desenvolveu o Programa de Prevenção Hora de SER® - Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar, para crianças entre os 3 e os 6 anos. Envolve também educadoras/es, profissionais de educação e as famílias, de modo a generalizar as aprendizagens do programa a outros contextos, nomeadamente ao contexto escolar e familiar. 


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Módulos
Hora de SER® (3 - 6 anos)

Neste módulo são definidos os comportamentos considerados aceitáveis ao longo da intervenção, através da responsabilização individual e de grupo na definição do Contrato do Grupo SER. Paralelamente, é desenvolvida a consciência de grupo, através da partilh a de experiências e de interações positivas entre os/as participantes, promovendo a inclusão e a perceção do grupo como um contexto seguro de aprendizagem, em que cada criança pode manifestar livremente a sua opinião, experiências e emoções ou sentimentos, sem receio de ser julgada ou criticada.

Centra-se na promoção da igualdade de género e no reconhecimento da diversidade como algo natural e positivo. São trabalhados valores subjacentes aos Direitos Humanos e as
crianças são confrontadas com as desigualdades sociais, nomeadamente as que se associam ao género, à idade e à deficiência. Para tal, são trabalhados os estereótipos e as suas
consequências, fomentando pensamentos e comportamentos alternativos, com vista a uma realidade mais justa e igualitária.

Este módulo dedica-se à aprendizagem e treino de competências pessoais e sociais (e.g., expressão adequada de emoções negativas, treino de assertividade, resolução positiva de
conflitos), as quais são essenciais ao estabelecimento de relacionamentos interpessoais positivos e a um desenvolvimento individual, social e relacional saudável. Em traços gerais, neste módulo as crianças aprendem a: (1) identificar as emoções e sentimentos e a expressar adequadamente as emoções negativas; (2) identificar diferentes estilos de comunicação e as suas consequências; (3) utilizar a assertividade e (4) resolver conflitos de forma positiva e sem recorrer a quaisquer dinâmicas abusivas

Este módulo visa, sobretudo, promover a empatia das crianças em relação às vítimas, através do reconhecimento das consequências da violência e do impacto que estas podem assumir na vida da vítima. Com base na empatia, pretende-se desconstruir atitudes que legitimam quaisquer formas de violência, fomentando a não-tolerância a todas as suas formas, inclusive em relação às “menos graves“. Por fim, neste módulo as crianças são sensibilizadas para a importância da testemunha nas situações de violência e é facilitada a tomada de decisão, através da aprendizagem de estratégias de segurança que permitam ajudar a(s) vítima(s), sem colocar em risco a criança que assiste a alguma situação de violência.

O principal objetivo deste módulo é dotar as crianças de estratégias de segurança adequadas (individuais ou através da procura da rede formal e informal de apoio), que lhes permitam saber o que fazer se experienciarem, direta ou indiretamente, uma situação de violência. Ascrianças aprendem a identificar a(s) sua(s) pessoa(s) adulta(s) de confiança e são incentivadas a partilhar acontecimentos, pensamentos e emoções/sentimentos resultantes de experiências quotidianas com esta(s) pessoa(s). De igual modo, é reforçada a importância de recorrerem a esta(s) pessoa(s) em situações de perigo, aumentando o sentimento de segurança e promovendo a procura de ajuda imediatamente a seguir ao episódio abusivo ou numa fase mais precoce, não permitindo a continuidade da vitimação

Este módulo integra somente o Programa de Prevenção Hora de SER® na versão para crianças dos 3 aos 6 anos de idade. O objetivo central é reforçar e sustentar as aprendizagens adquiridas e competências desenvolvidas durante as sessões do programa Hora de SER®. Este módulo destina-se a profissionais que contactam com as crianças que beneficiam da implementação do Programa de Prevenção Hora de SER®, propondo a realização de uma atividade/ação de reforço para cada módulo da Hora de SER.

O objetivo deste módulo é reforçar a partilha entre criança-família, através da realização conjunta de dinâmicas, facilitando-se, desta forma, a generalização das aprendizagens e o reforço das competências adquiridas nas sessões Hora de SER

Qual o impacto/eficácia?

Medir o impacto de um programa, projeto ou iniciativa consiste em aferir se houve mudança ou criação de valor. Dito de outra forma, consiste em verificar se a participação numa determinada ação trouxe, para as/os envolvidas/os, algum tipo de benefício, de mais ou valor.

Opta-se pelo termo medição, pois este processo é parte integrante da avaliação e porque, em certa medida, pretende-se traduzir o grau de mudança verificável num determinado tipo de unidade. Avaliar é um processo mais amplo, mais abrangente, que pode englobar o processo, a realização e os resultados obtidos na ação. Por sua vez, na medição de impacto tem de se ter em conta o processo e a realização, mas o enfoque são os resultados.

Assim sendo, a medição de impacto social serve o propósito último de produzir evidência. Esta evidência pode (e deve) estar presente na sustentação da tomada de decisão relativa:

  • à possibilidade (ou não) de disseminação;

  • ao interesse (ou não) de reinvestimento;

  • à hipótese (ou não) de criação de novas políticas e práticas no domínio da ação que foi alvo de medição de impacto.

Para além disso, o processo de medição permite melhorias na própria ação: face os resultados de medição de impacto, enquadrando-os nas estratégias de monitorização e de avaliação coexistentes, é possível proceder a alterações e ajustamentos à ação enquanto esta ainda ocorre.

As/os educadoras/es consideram que: 

  • Para 1/3 das crianças, a participação no Programa Hora de SER® para o Pré-escolar contribuiu muito ou extremamente para aumentarem a sua capacidade para trabalhar em grupo/equipa (por exemplo, respeitar as/os colegas, cooperar) e para melhorar a sua capacidade de relacionamento com as outras pessoas (33,8% e 35,2% das crianças, respetivamente). 
  • Para ¼ das crianças, a participação no Programa Hora de SER® para o Pré-escolar contribuiu muito ou extremamente para melhorar as suas competências de comunicação, melhorar as suas competências de autorregulação/gestão de emoções, aumentar a sua capacidade empática, melhorar o seu comportamento, melhorar a sua assertividade e aumentar a sua capacidade de tolerância (26,7%, 25,2%, 27,6&, 27,2%, 25,2%, 27,2% das crianças, respetivamente). 


    Para mais informações, consultar o Relatório de Avaliação Externa. A APLIXAR – Expertise in Applied Research, Intervenção, Inovação e Impacto, Lda foi a entidade externa responsável pela concetualização e implementação do estudo de avaliação e medição de impacto.
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Este website foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projeto SER Plus – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants, gerido em Portugal pelo consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O seu conteúdo reflete os pontos de vista das/os autoras/es, não podendo a entidade financiadora ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação contida no mesmo.

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