A APAV rege a sua atuação ao nível dos programas da violência e do crime por 5 pressupostos-
base de eficácia:
as intervenções preventivas devem ser operacionalizadas com recurso a ferramentas de trabalho desenvolvidas especificamente para o efeito, incluindo guias e/ou manuais estruturados de apoio à implementação, de fácil utilização e que permitam a replicação íntegra da intervenção em diferentes contextos.
as intervenções devem ser estruturadas com uma base teórica coerente e alinhadas com a literatura, ajustadas ao nível de desenvolvimento dos/as destinatários/as e assentes em métodos interativos de transmissão de informação e na aprendizagem e treino de competências.
as iniciativas de prevenção devem estar assentes numa abordagem integrada dos fatores de risco e de proteção e no cumprimento dos objetivos previamente estabelecidos, respeitando-se o modelo de intervenção definido e a integridade da sua aplicação.
a preparação e formação dos/as profissionais é fundamental para a qualidade e o sucesso da implementação das intervenções preventivas, devendo prever-se também mecanismos de supervisão e monitorização.
as iniciativas de prevenção devem prever a medição independente (externa à equipa responsável pela sua criação/implementação) dos resultados e do impacto, através de metodologias sustentadas, que permitam identificar as mudanças atingidas nos grupos-alvo da intervenção
Este website foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projeto SER Plus – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants, gerido em Portugal pelo consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O seu conteúdo reflete os pontos de vista das/os autoras/es, não podendo a entidade financiadora ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação contida no mesmo.
HTML Website Creator